sábado, 17 de julho de 2010

Tráfego e Tráfico. Quando devo usar uma ou outra?

Tráfego e Tráfico
Segundo os dicionaristas  Silveira Bueno e  Houais,Tráfego é o transporte de mercadorias, de pessoas, de carros, de objetos em geral, é o comércio legal, ao passo que, o Tráfico é a circulação de coisas, pessoas, drogas, contrabando, ou seja é o comercio ilegal.
 Milênios  a.C., as comunidades tribais e não tribais, praticavam atos que na visão de hoje  é ilegal. exemplo:  comunidades inteira perdiam sua liberdade para o estado por dever impostos ou para pessoas ricas  sendo transformados em escravos dos Reis. ou particular ,respectivamente. No velho testamento, encontramos tais relatos, tais como: os hebreus que eram mantidos escravos de Faraó por 40( quarenta) anos, até que Deus, levantou Moisés para libertá-los.
Segundo a História Geral, vários povos também tinham esses costumes . Os romanos conquistaram muitos povos e pela força os escravizavam, impunham sua cultura, seus costumes  e suas leis. No  norte da África no período de 1500 a 1800, os piratas,   segundo  pesquisas realizadas por Robert C. Davis, despovoaram as cidades costeiras da Sicília a Cornwall . 
Os territórios  que  hoje estão localizadas  Tunísia, Argélia e Líbia, recebiam milhares de cristãos brancos para trabalhar em galés como operários e concubinas  dos chefes mulçumanos . Cidades e vilas  na costa da Itália, Portugal, e Espanha foram as mais atingidas porém as incursões  também capturaram  na Grã - Bretanha, Islândia, Irlanda. Assim podemos afirmar que povos europeus,  também foram escravizados e em trabalhos, bem   mais pesado, tais como pedreiras,  construções e galé, sofrendo maus tratos desnutrição e doenças. 
Os  governantes paxás, tinha o direito de  um oitavo  de todos cristão branco capturado e os alojavam em banheiros superlotados( baños) sua mão de obra era utilizadas na construção de obras públicas, tais como construção de portos e corte de árvores, como podemos observar , os brancos não tinham senzalas  e os trabalhos que desenvolviam eram  bem mais pesados   ao que foi  submetido aos negros africanos.
As comunidades tribais, do Continente Africano, guerriávam entre si e aprisionavam seus irmãos  transformando-os em escravos próprios e também os vendiam aos europeus, que os levavam para as colônias, como escravos. 
No Continente  Americano, os  ameríndios, guerriávam e  o vencedor levava sua presa, mas  não escravizavam. Seus prisioneiros  circulavam na aldeia livremente, era levado a caçar, a pescar e as mulheres  os deixavávam  sexualmente felizes . Eram bem tratados, porém    acreditavam que a  única forma de absolverem a força,  a destreza e a coragem do prisioneiro a solução era devorá-lo. Para isso, organizavam a cerimônia em que  os homem recebiam a parte  do corpo  que deveria transmitir a destreza, a força e coragem, para as mulheres era servida  outra parte e finalmente as crianças. Era seus costumes.
No Brasil de 1500, os tribais,  vencedores das guerras, mudaram seus costumes   os prisioneiros eram trocados(escambo ) por tecidos, espelhos e etc., com os europeus  que os tornavam escravos. Era legal?  Sim! Era a cultura dos povos  sendo passada  pelos portugueses aos  ameríndios . Essa era a cultura e o costume. 
 Esse comportamento  é amoral, e também imoral, vergonhoso, desumano aos nossos olhos que somos cristãos e  conhecemos a prática do bom viver e da vida normativa  e das regras sociais .
  Sabe-se , que as leis  surgem para  normalizar comportamentos e os costumes  individuais sociais, e hoje, em todos os continentes  existem leis nacionais e internacionais que  solucionam os conflitos  entre pessoas e entre os diversos  países, dirimindo as dúvidas e o desrespeito a vida individualmente ou em sociedade. Hoje, diante da legislação vigente escravizar e manter pessoa em cárcere privado, é crime.
Considerando, que no mundo de outrora, era normal escravizar, pois era costume, quando citamos o comércio de escravos deve-se referir a Tráfego, mas se essa referência  ocorre nos dias da legalidade e ilegalidade, como atualmente, o comércio de escravos  deve-se citá-lo como Tráfico por se tratar de prática ilegal como consta  nas cartas forense.


Século XIV até  1888 - comércio de pessoas como  escravos - Tráfego (não havia proibição legal, não era crime.
Século De 1888  em diante - escravizar e  comercializar pessoas é crime, logo a palavra é Tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário