sábado, 10 de julho de 2010

Quais os povos que mais influenciou a diversidade dos dialetos?

 A ocupação inicial  do Continente Americano fora de povos nômades de origem asiática entre 10 e 12 mil anos, conhecidos como índios (segundo alguns autores ).
Em mil e quinhentos, os Índios eram divididos em dois grupos, os tupis-guaranis que habitavam o litoral e os tapuias que ocupavam o interior; sua cultura, seus costumes, crenças e até as disposições das ocas eram distintas.
Com a chegada dos  europeus, que resultou no descobrimento do Brasil, e com o corte do pau-brasil e vendido pela corroa, eles tentaram escravizar nossos índios, tentativa esta  que , com muita dificuldade  durou  em torno de um pouco mais de (duzentos) anos.  Os índios não se deixavam escravizar com facilidade razão o que levou os colonizadores , com anuência da coroa a importar os negros  da África, para a execução dos trabalhos produtivos da colonia. Os primeiros escravos chegaram em nosso território em 1530,acompanhando os primeiros colonizadores.
Os povos que ocuparam  o território brasileiro entre 1500 e 1822 foram denominados de colonizadores, principalmente  portugueses e negros vindos da África e permaneceram escravos durante dois séculos. Em toda história do Brasil, desde o descobrimento até hoje, foram os que mais ocuparam nosso território.
Em 1824, todo estrangeiro que pra cá vieram, deixam de ser colonizadores e passaram a ser chamados de imigrantes. Foram vários os motivos para ingresso de estrangeiros no Brasil de outrora,  tais como: imigração de povoamento no sul do Brasil, por alemães e depois de  1875 por italianos. No século XIX e inicio do século XX, aconteceu a imigração como fonte de mão de obra, das seguintes nacionalidades: italianos, portugueses, espanhóis, japonese, sírio-libaneses e outras nacionalidades.
Diante das evidencias, podemos dizer que  a diversificação dialetal, ocorre com o cruzamento das diversas línguas indígenas com as línguas europeias e africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário