quinta-feira, 22 de julho de 2010

Da Organização Territorial, Política e Matrimonial dos Falantes Macro-JÊ

Da Organização Territorial
Todas as etnias  pertencente ao tronco línguistico Macro-Jê, suas aldeias, são organizadas em forma de meia  lua, e as pontas são destinadas  uma delas  a oca religiosa e a outra administrativa, tem grande respeito pela área central da aldeia, não dormem em redes e sim em esteiras de palha, ou em pele de animais ou constroem jiraus,(camas  construídas por varas de madeira).
Os indígenas Jês, dão muito valor ao seu território tradicional e seu lugar dentro da aldeia, não sabendo sobreviver sem seu povo, sem a referencia do seu povo, sem a referencia  do seu território, não se situam no mundo. Por esta razão suas aldeias são bem  estruturadas e organizadas.
Os Jês não são machistas, pois dentre as pessoas qualificadas para exercer  a função de Cacique e Pagé, se mulher são escolhidas sem discriminação.
Da Organização Política
Quanto a sua organização política, os Jês são hierarquizados, tem um Cacique Geral, o grupo se divide em duas partes que se revezam no comando da aldeia , o chamado "Sistema das Metades ", durante um determinado período  a administração cabe a uma dupla e  ao final  mais dois  são nomeados  como Governantes por mais um período.  Os jovem são inseridos, como participantes muito cedo, antes de ingressarem na vida adulta.  As mulheres  também são escolhidas  para tais postos.
Do Matrimonio
A vida a dois desses povos, é bem moderna,  entravam em atividade sexual muito cedo e antes do casamento, o sexo era praticado fartamente. Ao se casarem , era na maioria das vezes  no meio do seu povo, e deste momento em diante se tornavam fieis aos seus parceiros. As mulheres se tornam mães entre treze e quatorze anos e o rapaz , pai entre dezesseis e dezessete anos.
Da Espiritualidade
Os povos Jês, não se relacionam bem com a morte ao contrário, são direcionados pela vida  e crêem que a morte é inimigo da vida

2 comentários: