domingo, 11 de julho de 2010

Inicio e termino da escravidão


Antes da chegada dos europeus  não havia escravidão no Brasil de outrora. Os índios do tronco tupi habitavam  a região litorânea e consideravam  como inimigos os que habitavam o interior e os chamavam de tapuia. Havia muitas guerras entre eles  e quando conseguiam aprisionar seu inimigo os tratavam com respeito e humanidade , bem alimentados, andavam livres pela aldeia, isto até a chegada dos colonizadores, pois daí em diante havia interesse comercial, o prisioneiro era trocados por objetos( escambo ) se tornando escravo do europeu. Os índios escravizados recebiam uma ração inadequada, péssimo tratamento  além do trabalho forçado. Acostumado a vida livre não se sujeitavam  a nova vida. Com a decadência do ciclo do pau-brasil e o surgimento do ciclo da cana-de açúcar, os colonos decidiram pela compra de negro para o trabalho escravo. O comercio de escravos já existia na Europa.  Portugal e Espanha participavam desse tráfego de negros aprisionados nas diversas regiões africanas, que eram vendidos por preços exorbitantes no mercado europeu. Com a chegada dos primeiros colonizadores, veio com seus trens, uma pequena mostra de negros. Foram criadas novas  rotas, quando se deu inicio  a colonização pelos europeus nos outros continentes, no século XVI, tendo em vista, que os povos locais não supriam a necessidade de mão-de-obra, tornou-se necessário importá-las  do Continente africano, principalmente.
 Até o século XVII  a escravidão indígena e  africanos acontecia paralelamente. Quando o ciclo do ouro chegou ao auge, reinos africanos e árabes passaram a vender  escravos para os europeus. Em certas regiões do território brasileiro, os índios, como mão-de-obra, chegou a ser considerado fundamental, como em São Paulo, que  até o final do século XVII, poucos negros eram encontrados devido a pobreza dos colonos,com isso os negros da terra(como eram chamados os índios) por não serem objeto de compra e venda, somente aprisionamento, tanto que , quando os colonos faleciam  era proibido a fixação de valores nos inventários, como bens.

Pintura retratando um escravo africano sendo açoitado
os negros chegaram como escravos na primeira comitiva de colonos e perdurou por três séculos três séculos e meio(350) anos, aproximadamente. Somente chegando ao fim com a pressão da Inglaterra  sobre a corroa portuguesa em 1888.



Pintura retratando a escravatura indígena
aprisionamento  e escravidão indígena teve inicio  em 1530 e entrou em decadência no começo século XVII, por determinação da corroa portuguesa.


Pintura retratando o trabalho escravo dos índios

 Toda essa colocação, tem como objetivo, justificar os dialetos existentes no Brasil e em particular o DIALETO MINEIRO ou MINEIRES, a história da nossa língua está intrísecamente ligada a história do Brasil,  devido a diversidade  dialetal existente, no caso do Mineires, temos a hereditariedade linguística oriunda dos povos indígenas que habitavam a região e as influencias linguística do português europeu, espanhola e africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário