sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Diferença entre Indios falante da Língua Tupi - Guarany e Macro-JÊ

Há grandes diferenças entre o povo tupi e os macro-jês, pode-se destacar a espiritualidade, a alimentação, o artesanato e outras.
Da espiritualidade
Quanto a espiritualidade, os Jês, são direcionados pela  ideia da vida, enquanto os tupis, vêem o mundo dos mortos muito mais presente.
Da alimentação
As sociedades Jês, nos legou o gosto pelo consumo do feijão, do milho, do amendoim, do churrasco, peixe, frutas e raízes ao passo que os tupis,  o consumo da mandioca  e seus derivados pirão, frutas, raízes, mel e larvas uns preferem casa de chão outros não. Temos que ressaltar também os tratamentos a base de ervas e raízes extraídas da matas.
Da música
 Tanto os Jês como os Tupi nos deixaram o gosto pela música, o primeiro temos o famoso " Canto do Vaqueiro do Sertão" e do forro e  o segundo os cantos folclóricos e suas danças.
Dos Rios e Cidades
 Os Jês nominou os rio e cidades  na região que  habitavam tais como: Poté, Nanuque, Corumbá, Cuiabá, Chapecó, Caratinga, Manhuaçu e outros. O mesmo ocorreu com os  índios Tupis  nominaram as cidades e rios  nos territórios  onde  habitavam tais como: Caicó,  Timbira,  Curupi, Tietê,  Grajaú, Pindamonhangaba, Inhangabaú e outros.
Do Artesanato
As etnias  pertencentes ao tronco Macro-Jês são ótimos artesãos  em taquaras, bambus, palhas, embiras, na fabricação de esteiras e penas, na produção de cerâmica  são mais simples, assim no manuseio da cerâmica, perdem para os do Tronco Tupi  que produzem este artesanato  mais sofisticado e aparentemente de  melhor  qualidade , assim como  a produção de redes. por isso, os Jês dormem pele de animais ou em esteiras ou jiraus, ao passa que, os tupis  dormem em redes. 
No Vocabulário
Há grande diferença  no vocabulário Jês se comparado ao Tupi.  No Jês encontramos grande incidência do fonema "DJ" e a utilização de apóstrofos  no Tupi antigo as acentuações, a forma de formação de palavras compostas e de frases,  conforme demonstrado anteriormente  comparando a Arte da Gramática da Língua mais falada na costa do Brasil - Pe Anchieta, e o vocabulário da Língua Pury que será demonstrado mais adiante.
São muitas as diferenças entre as etnias  do Tronco Macro - Jê  e do Tronco Tupi, logo os habitantes  dos estados centrais  de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso tem sua cultura, seus costumes, sua alimentação e como não poderia ser diferente, uma  forma ímpar no falar e  nos seus sotaques . Sem preconceito linguístico, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário